domingo, 4 de maio de 2014

BRALET, TOP CROPPED.... BUSTIÊ... DIY !

Nossa, o DIY de hoje ta foda! Não só porque EU mesma fiz, mas porque fiz sem a ajuda de uma máquina de costura. Eu demorei cerca de 4 dias pra terminar, mas apenas porque não tinha comprado todos os materiais de uma vez só e só pude mexer com isso das 10 às 14hrs.
Mas então, eu tava super empolgada querendo um bralet desde o verão, mas os preços tava bem altinhos por aqui, então fui esperando até o dia que não deu pra resistir e eu me joguei no google procurando tutoriais diy para fazer o meu.
Encontrei variadas formas de fazer e fui adaptando os melhores para o modelo que eu queria dar certo. Segue, então, alguns tutoriais que eu encontrei:
Juntei um pouco de cada dica, e fui a luta. 
Materiais:
  • Tecido (comprei 35 cm de sarja preta - deu aproximadamente R$7,00);
  • linha da cor do tecido (mais ou menos R$1.50);
  • bojo de espuma;
  • Tesoura (de preferencia própria pra costurar - o que não era meu caso);
  • agulha;
  • alfinetes;
  • papel craft ou pardo (para fazer os moldes);
  • um giz para marcar o tecido;
  • abotoadores(pode ser fecho, botão, aquelas argolinhas para fazer igual espartilho ou abotoador de sutiã)
  • régua e/ou fita métrica.
Mão a obra?
Antes de tudo, tire suas medidas: cintura, peito e o comprimento que você deseja para o seu top. 
Depois, transfira as medidas para o molde. Essa parte eu meio que segui as dicas do "The Charry Tale", fazendo dois trapézios (o lado do busto = lado maior do trapézio). Para as costas, foi apenas o trapézio mas, para a frente, eu fiz como no mode do "Cadê meu Chapeu", fazendo o formato no bojo na parte maior do trapézio(lá é no quadrado, mas eu fiz trapézio).
Recorte o molde e o transfira para o tecido. Corte o tecido lembrando de deixar um espaço de, aproximadamente, 2 cm para dar o acabamento.
Com o auxilio de um ferro de passar roupa, faça as marcações das beiradas do tecido. Eu(e todas as costureiras) indico dar duas dobradinhas para esconder as pontinhas do tecido e este não desfiar(caso seu tecido não desfie, não é preciso). Vá colocando os alfinetes para ajudar a marcar/fixar as dobras.
Com a agulha e linha em mãos, começa o trabalho mais demorado e que exige muuuita paciência. Costure do modo vai e vem, de cima pra baixo e voltando de baixo pra cima por toda extensão do tecido.(- - - - - ) Lembre-se de ser cuidadosa e mais exata possível entre os comandos da linha, para ficar alinhada e sem enrugar o tecido.
Una as duas laterais com alfinetes e costure. Faça o mesmo ponto da barra, mas juntando as duas partes.Vá até o fim do tecido e volte, para fazer a costura ficar mais firme.

O bojo foi a parte mais difícil que eu achei: não tinha nenhum tutorial de como encapa-lo que realmente fosse fácil de acompanhar. Pra quem não quer muito trabalho, indico a fazer igual o do "Cadê meu Chapeu"; mas como eu sou chata com as coisas e queria exatamente igual o da primeira foto do blog, fui na base do olhômetro. É aquela coisa, né?! Tentativa e erro, algumas vezes fracasso, uma vez sucesso! E deu certo. Eu acompanhei esse vídeo para fazer mais ou menos o meu(como disse, é tentativa, erro, fracasso, tentativa, sucesso).

Depois, tem que juntar o bojo com a parte da frente do top. A mesma costura de sempre: "- - - - - - -". 
Agora é só se preocupar com o abotoador do top. Se seu tecido é malha, ou algo que estique bem, não deve ser necessário essa etapa. Mas se você, assim como eu, escolheu um tecido mais firme, terá que colocar um abotoador, seja fecho ou botões, ou sei lá o que você escolher.
Para isso, eu fiz um corte no meio da parte de trás e, com os alfinetes, fixei o abotoador tipo de sutiã e costuei(- - - - - ). Qualquer duvida, procure um vídeo sobre como colocar o que você escolheu.

Antes de colocar as alças(se você as querer), vista o top e faça os ajustes necessários para que ele se molde ao seu corpo(eu tive que ajustar muuuuuuito o meu de cada lado). Depois disso, ai sim você vai medir a o comprimento e posicionamento das alças. Prenda com o auxilio do alfinete e, em seguida, costure. As alças devem estar bem presas para que não se soltem e te deixem na mão no meio da rua!

Dica 1: não compre a quantidade de tecido tão exata igual eu. Se eu tivesse errado no tecido para forrar o bojo, iria ter que comprar um pouco mais. Então se não tem prática, é melhor sobrar do que faltar.
Dica 2: Se não tiver paciência, nem comece. Dá dor nas costas, toda hora você fura o dedo com a agulha, colocar a linha na agulha é um saco.... kkk... resumindo, TENHA PACIÊNCIA.
Dica 3: Tenha uma máquina e faça isso em 1 minuto (modo de dizer)kkkkkkkk;


E é isso, gente ! Espero que tenham curtido o DIY de hoje e qualquer coisa, peça para uma costureira profissa! : D 

Qualquer dúvida, comentem ! Beijos e até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...