sábado, 31 de maio de 2014

DIY: Manequim Moulage

Eu tinha um desejo enorme de ter o meu próprio manequim moulage mas não sabia nem por onde começar a procurar um pra comprar ou nem tinha dinheiro pra comprar.
Pra quem não sabe, manequim moulage são aqueles manequim de costureira, que servem desde moldes 3D para costureiras profissa até artigo de decoração, dependendo de onde é colocado.
Veja só alguns modelos:


Então, inspirada nesses modelos e em mais milhares que vi na internet, resolvi procurar se tinha como fazer e como se fazia um. Depois de algumas pesquisas, achei esse blog com imagens super auto-didáticas e resolvi fazer o meu.

Vamos a lista de materiais?!

  • 3 rolos de 10m de fita SilverTape ou afim (pra fazer o meu, gastei 2 rolos TODO, e até faltou um pouqinho pros acabamentos. Na duvida, é melhor sobrar);
  • 1 camiseta velha(realmente tem que ser velha pois você colará a fita sobre ela e depois irá cortar);
  • tesoura;
  • 1 caixa de papelão aberta, para fazer o fundo do manequim e tampar também as cavidades dos braços e pescoços.
  • 1 saco de espuma para encher;
  • uma amiga/mae pra ajudar a enrolar a fita no corpo;
  • sutiã velho;
  • sacola plástica para envolver as partes onde a blusa não alcança, como pescoço e manga;
  • blusa cacharrel na cor que preferir.
De acordo com as imagens do blog, vista a blusa e coloque a sacola nos lugares que você achar necessário. Vá enrolando a fita no corpo todo, aconselho a deixar bem firme no seu corpo a fita, mas cuidado para não te apertar demais e você ficar muito desconfortável. Vai demorar um pouquinho pra enrolar o corpo todo, então tenha paciência pro acabamento ficar bonitinho.
Depois de todo o tronco coberto, com o auxilio da tesoura, corte em linha reta a camisa com a fita na parte de trás. Se estiver com sutiã, muito cuidado pra não cortá-lo ;)
Depois de retirar a "camisa" do corpo, com muito cuidado pra não amaçar e deformar seu manequim, cole a fita na parte de trás, unindo as duas partes cortadas e vá tampando todas as cavidades e reforçando onde necessário.
Vire a espuma dentro do manequim fazendo com que ela toda preencha o interior do manequim sem o deformá-lo. Tenha cuidado para não deixar nenhum lugar faltando espuma. Feche com o auxilio da "tampa" feita de papelão e cole com a fita silverTape.

Dica 1: O sutiã velho serve para você vestir no manequim e "arrumar" o peito dele direito.
Dica 2: Se você não manja muito de como vai emcapá-lo, use uma blusa cacharrel de malha. Costure a gola, fechando-a; corte as mangas e feche-as também. Vista no manequim (por cima do sutiã, claro) e costure um tecido na parte de baixo para fechar e manter no lugar certo sua cobertura.
Dica 3: Você pode colocar seu manequim sobre uma mesinha ou fazer uma base para ela. Neste site, tem umas dicas de como fazer essa base, de madeira e se você tiver um manequim de fibra, pode seguir esses passos e deixar seu manequim mais forte e bonito.
Criatividade é o que não vai faltar :)


E este foi o meu passo a passo para fazer o meu próprio manequim moulage. Ele ainda não está totalmente perfeito, mas... é o meu !



Espero que tenham gostado :) Qualquer duvida, comentem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...