domingo, 28 de setembro de 2014

Cocar Indigena: Modismo x Cultura x Beleza

Hoje parei pra pesquisar um pouco sobre o uso de cocares indígenas e me surpreendi com o quão polêmico ele é.
Em novembro de 2012, a Victoria's Secret foi alvo de comentários de esquerda, por causa do uso de um cocar indígena norte-americano em um de seus desfiles; Lana Del Rei também sofreu com a mídia quando lançou o seu videoclip da música Ride. Mais recentemente, Anna Dello Russo, editora da Vogue, postou algumas fotinhas no seu Instagram usando o ilustre artigo e foi bastante massacrada com comentários(veja aqui!).
Instagram da Diva
Eu fiquei tentando entender tooodos os comentários que diziam que era um abuso, que era errado, e blablabla mas não consegui aceitar o que muitos tinham como ''verdade''. Falar de apropriação indevida da cultura e fazer brincadeira com isso não é o meu ponto de vista. Todos os dias vemos tantas coisas que entram no nosso guarda-roupa e que vem de outra cultura, que não sei se é errado usar o cocar. 
Ride - Lana Del Rey
Nessa moda de 'tudo', temos camisetas, vestidos com estampa de cruz e não vejo ninguém falar que é banalização da religião, ou então quando alguém usa um turbante clássico das africanas, ou coloca um alargador típico indígena. A única pessoa que ja vi reclamar do alargador é minha avó, que fala que é coisa de índio... mas é minha avó!!!
Sei que para os nativos, o cocar tem um significado muito maior do que colocar apenas ''penas'' na cabeça. Sei que cada uma das penas representa uma vitória, e que quem tem mais penas, tem mais ''status'' na tribo e tudo mais(vide aquiii), mas não consigo aceitar porque com algumas culturas podem e com outras, não.
Não sei o porquê deles terem usado o cocar, mas eu usaria tranquilamente porque como é da cultura, significa as vitórias e ações de bravuras... e só eu sei quais foram meus atos de bravura e porque não utilizar o símbolo de uns pra simbolizar o meu também? Só to esperando ter muito dinheiro pra fazer/comprar o meu!
Posso também ser massacrada por isso, mas acho lindo o valor que o cocar tem. Se tem opinião diferente, comente aqui !! É sempre bom abrir um local para discutir temas como esses :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...