quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dando cor (e cara nova) aos jeans velhos

Hei, gente... todo mundo tem um jeans no guarda roupa mais surrado que tudo mas ainda assim ama de paixão, não é?!
Eu tinha algumas peças largadas e resolvi mudar a cara delas. Veja só como foi, o resultado e os prós e contras de cada modo.
  • Tintura com corante Guarany.
Então, você precisa de 1 tubinho de corante pra 1 peça de roupa. 
Eu tava taaaão esganada pra tingir minhas roupas que comprei 2 tubinhos mas tentei colorir 3 peças. Resumindo: não deu certo. Ficou super manchado. Como as peças estavam bastaaaaante descoradas, ficou toda mesclada a roupa. Mesmo repetindo o processo continuou dando errado, sem contar que manchei a mão toda com o corante e dei uma leve queimada com a água quente. rsrs. Tudo bem que eu também não fui nem um pouco cautelosa, mas fiz no automático, do jeito que a maioria das pessoas fazem. 
  • Tinta de tecido.
Bem, fiquei super insatisfeita com o resultado da tintura guarany e resolvi fazer diferente. Testei primeiro com uma das peças que tinha tingido, um short. Comprei 2 vidrinhos daqueles de tinta de tecido, Acrilex, e aos poucos, fui diluindo em álcool. O Objetivo inicial era fazer a tinta render e o acabamento não ficar grosseiro. Resumindo: deu um pouco mais de trabalho do que o corante em pó, maaaaaaaaaaaas o resultado foi tipo, QUASE perfeito. Fiz a aplicação inicialmente com um rolinho de espuma, mas não dava pra tingir todos os cantinhos da costura. Sendo assim, preferi usar um pincel e ir pincelando em toda a extensão do tecido. Tipo, sujei as mãos demaaaais mas a diferença é que assim que você lavar, sai tudo. Deixei secando pendurado em um cabide de pregador para não marcar a tintura. Ficou preto o tanto que eu queria.

Vencedor: Tinta de Tecido

Na segunda foto da primeira linha, a parte mais clara é a que foi pintada com o corante em pó.
Prós: 
Pelo mesmo valor dos corante em pó, comprei as tintas. R$2,10 em cada;
O acabamento foi exatamente o que eu queria;
Não corre o risco de desbotar na próxima lavada;
Não precisa esquentar a água pra misturar a tinta;
Não precisa usar o fixa cor para garantir que a cor não desbote na próxima lavada.
Não corre o risco de manchar alguma peça de roupa mais clara que esteja sendo lavada junta.

Contras:
Dá um pouco mais de trabalho do que a tintura com o corante em pó. 
Tem que ter paciência pra retocar onde você não passou direito.
Se eu gastei 2 vidrinhos de tinta para tingir 1 short, pra tingir uma calça gastaria 4 a mais... pra ficar beeeem pintado.

E esse foi o resultado.
Então, espero que tenham curtido a dica e se tiver outra informação, opinião ou dúvida, pergunta ai :)

Beijooos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...