quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Férias com DIY.... teve bom!

Gente, desculpa a falta de aviso prévio, mas é que eu tava de férias ! FÉRIAS! É, as aulas acabaram e eu pude finalmente ir pra casa fazer o que faço de melhor: descansar kkkkk. Tá, foi zueira... mas eu descansei mesmo. Fui pra minha cidade, fiz somente o necessário. Uma ajudinha aqui, outra ali... e fiz o que eu gosto de fazer: criar!
Aproveitei os últimos 15 dias fazendo uma coisa que eu gosto e ao mesmo tempo, dando uma ajuda a minha mãe.
Sabe quando a pessoa gosta de coisas novas, diferentes, mas só sabe comprar? Minha mãe é uma dessas kkkk Ela estava louca pra dar um jeito na poltrona que ela tem, mas não sabia nem por onde começar.Minha mamis comprou essa poltrona na época que meu irmão tava pra nascer, e seria um lugar tranquilo e confortável para que ela o amamentasse. Mas já se passaram 7 anos e a adorada poltrona já não era tão adorada assim. Quando ela a comprou, ainda era verde. Hoje já estava mais desbotada, manchada e tudo mais. E servindo apenas para amontoar coisas no quarto.

Foi vendo tuuudo isso acontecer que eu me ofereci pra fazer uma capa pra poltrona e para que, talvez, ela voltasse a ser amada novamente!
Vou fazer uma lista das coisas que eu usei pra fazer esta capa e dar um passo a passo básico para que, se você tiver força de vontade e paciência, possa fazer a sua também !
Materiais(molde):

  • 4 folhas de papel pardo
  • lápis grafite
  • tesoura
  • fita métrica
Materiais(capa):
  • 3 metros do tecido(você deve levar em conta o tipo de tecido, dê preferência a tecidos que não se esticam em suas dimensões -largura e comprimento- e sejam mais encorpados. Procure por esses tecidos em lojas especializadas)
  • tesoura para corte de tecido
  • moldes
  • 2 rolinhos linha mais próximos da cor do tecido
  • corda para fazer os detalhes da costura(usados nos detalhes dos recortes do encosto e do assento)
  • giz para tecido
  • Zíper ou velcro
1°: Use as folhas de papel pardo para fazer os moldes. Eu fui medindo as dimensões e tentando copiar o formato na folha. Cortei com bordas maiores e fui colocando sobre a superfície da poltrona. Em seguida, fui fazendo as adaptações necessárias para ficar o mais próximo possível da superfície.
 2°: Corte o molde exatamente igual ao que foi marcado. Se você cortar a menos, errando, dá pra emendar o papel pardo com uma fita adesiva. Se errar no tecido, já era!
3°: Usando os recortes dos moldes, transcreva para o tecido (do lado avesso, de preferência).
4°: Recorte com uma distancia de mais ou menos 1 dedo da margem marcada, para que você possa usar essa parte extra para juntar com a outra parte. Se ficar folgado, dá pra apertar...e se ficar apertado, dá pra dar uma folga na costura.
5°: Vá juntando, com a ajuda de alfinetes, as partes da capa para que não se percam entre as outras.
6°: Então, vá passando a costura e se possível, tentando encaixar no sofá a ser encapado.
7°: Unir todas as partes corretamente na máquina. Deixe por último a parte de trás. Lembre-se que tem que colocar o velcro ou o ziper então, essa parte será dividida ao meio.
8°: Após colocar o ziper corretamente, está pronta a sua capa. é só vestir na poltrona e fim :)

dica 1: a corda, que serve para fazer os detalhes deverá ser encapada com o próprio tecido ou, se quiser fazer alguns detalhes, revista-a de um tecido preto ou de algum outro tom que combine com a estampa do tecido principal.
Dica 2: coloque o zíper sendo "fechado" na parte de baixo e "aberto" quando estiver em cima, se não, não vai ter como colocar a capa.


E prontinho :D Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, só perguntar aqui !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...